POR THAÍS MACEDO
Se o Renato Russo não sabia não somos nós que iremos explicar!
A música sempre tentou e, se não conseguiu, talvez junto com a poesia, foi o que chegou mais perto de explicar este sentimento.
Vejamos a teorias.
Cazuza já cantou que existe um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida, quisera ele apenas, a sorte de encontrá-lo. Já o Nando Reis disse que, na verdade, o amor é o calor que aquece a alma.
Será que a fruta mordida aquece a alma? Bom, tire suas conclusões.
Roberto Carlos diz ter o amor maior do mundo e Rita Lee disse que o amor nos torna patéticos... será Roberto Carlos patético? Reparem isto é apenas uma pergunta. Talvez só a Sra Lee é capaz de responder.
Fábio Jr e Toni Garrido não quiseram se comprometer e só nos deram algumas dicas, afirmaram que o amor não tem que ser uma história, com princípio, meio e fim e que não se pede, não se mede e não se repete.
Caramba, dificultou mais.
Chico Buarque desconhecendo sua habilidade com as palavras disse querer ser um tipo de compositor, capaz de cantar o nosso amor... se você não é Chico, ninguém será. Mas deixamos de lado, ele disse isso de manhã e como faz samba e amor até mais tarde, estava com muito sono.
Elis Regina estava menos preguiçosa e comparou o amor à uma rosa num jardim, disse que a gente cuida, a gente olha, a gente deixa o sol bater, pra crescer. Cartola acha que simplesmente as rosas exalam perfumes roubados e cantou que esse amor ele evitará. Zeca Pagodinho, que gosta de judiar, o seguiu dizendo não ser merecedor desse amor.
Tá, esqueçamos as rosas.
Lulu Santos se juntou à turma de Chico e disse que certas coisas ele não sabe dizer, apenas considera justa toda forma de amor. E Raul Seixas adverte que o amor só dura em liberdade e acha o ciúme só vaidade.
Ok mas ainda não está bem definido.
E piorou quando fomos perguntar pra Marisa Monte, que disparou a dizer Amor I love you tantas vezes que nos deixou mais confusos.
Ai que como é dificil entender músico.
Vamos voltar ao raciocínio de que a música e a poesia foram mais próximas ao tentar explicar o amor, apelando para um músico e poeta, que modestamente afirmou
“Eu possa me dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.”
Ah tá! Obrigada Vinicius de Moraes.
O amor é o amor!!!Cada um sente como pode.Entre todos eu fico com o Fábio Jr e o Toni Garrido!
ResponderExcluirDeve ser por isso que eu vou de Cartola, quando ele diz que as rosas não falam... ele, na minha simplista ótica, quis dizer que elas não teriam o que falar, como explicar, o que é o sentimento, o amor que foi-lhe roubado... apenas exalavam "o perfume q roubam d ti".. Viva o Centenário do poeta do samba, viva o samba, viva CARTOLA!!!
ResponderExcluir