terça-feira, 16 de junho de 2009

Polêmicas

POR THAÍS MACEDO

Demorei muito tempo pra me decidir e pra ter uma opinião sobre essas questões, mas como estou prestes a fazer 25 anos tenho algumas opiniões.
Vou escrevê-las aqui, pra quando eu fizer 30, ver se mudou algo.
Se bobear, semana que vem já pode ter mudado, mas vamos lá.

Pena de morte: CONTRA
explicação: primeiro, muitos inocentes são condenados. E rebatendo o maior argumento de que "se alguem mata minha familia vou querer matá-lo", sim vou querer e provavelmente vou fazer, mas o Estado não pode me dar e nem ter esse direito. E por fim, prefiro ve o canalha sofrendo em vida do que morrer logo, prisão perpétua neles.

Aborto: CONTRA
explicação: use camisinha! Sou a favor em casos previstos na lei atual, como estupro e bebês sem cérebro (burros - piadinha só pra quebrar o climão). Nesses casos ainda sou a favor de um estudo de cada situação. Do contrário, sou absolutamente contra. Acho que o governo tem que dar informação, tem que pagar operação pras mulheres que não querem mais ter filhos, distribuir gratuitamente métodos contraceptivos enfim, prevenção é a palavra. Sim, acho que a mulher tem que ter direito de fazer o que quiser com SEU corpo, SUA vida. Filho, bebê, embrião é OUTRA vida. E não sei o que a ciência diz, mas pra mim fecundou já é outra vida. Abortou, matou.

Legalização da maconha: A FAVOR
explicação: não vá tirando conclusões precipitadas leitor. Não fumo maconha. Sou a favor porque não considero maconheiros drogados, não no sentido pejorativo. Sim, maconha é droga, mas é como o cigarro e o álcool. Ela não te encoraja, não te faz cometer crimes (desde que você não esteja dirigindo ou algo assim) e acho que legalizando ela perderá a coisa desafiadora de ser "fora da lei" instigando a experimentar. Vai fumar quem quiser, como já é hoje, só que dentro da lei. E porta de entrada pras outras drogas é o álcool, se começa com ele. Bom, não sei argumentar muito pra esta questão mas sou a favor. Deixem os malucos beleza, preocupem-se com a cocaína, heroína, ecstasy (sim), crack, cola etc.

Casamento gay: A FAVOR
Tenho um pé na homofobia já que não me agrada em nada ver homossexuais se pegando na minha frente. Mas respeito, entendo e aprovo sim o casamento. Estas pessoas se apaixonam e costumam ter relações mais estáveis do que as heterossexuais. São pessoas como todas as outras e têm sim, o direito de deixar seus bens para o companheiro e registrar esta união. As pessoas quando pensam nisso (as mais radicais) imaginam bichinhas afetadas entrando na igreja vestidas de noiva. Não é nada disso, é apenas um reconhecimento na lei de que aquela união existe. Lembro-me de quando a Cássia Eller morreu, seu filho Francisco foi disputado pela sua companheira que era quem cuidava do menino, ia nas reuniões na escola e cuidava da educação dele e pelos pais da cantora, que sim amavam a criança. Todos foram a favor da segunda mãe do menino... é só pensar se o casamento gay já existisse, talvez não houvesse essa disputa.

Voto obrigatório: A FAVOR
explicação: Temos em primeiro lugar obrigação moral de votar, pelo menos pela morte e luta de tanta gente que brigou por este direito na época da ditadura. É só vc ver os filmes que retratam os anos 60, 70. Segundo, porque sim, é nossa obrigação, é nosso dever. São muito bonitos os discursos inflamados que ouvimos, principalmente na faculdade, sobre como o Brasil tá uma merda, os políticos roubam e são eleitos novamente, blá blá blá e o cara no dia da eleição vai viajar, faz churrasco ou passa o dia todo em casa e reclama de levantar a bunda do sofá e ir votar. O voto é sério, é seu, é nele que você pode protestar efetivamente. Encontre candidatos à altura de seu voto e sim existem, basta você ter saco de pesquisar e acompanhar depois, as votações na câmara são abertas ao público, as leis e seus responsáveis são divulgados. E pra mim só tem direito de reclamar da situação política atual do país quem vota, vota em alguém e não em branco ou nulo. Porque estas pessoas, sim, fazem algo real pra mudar.

Pesquisas com células tronco: A FAVOR
explicação: um avanço da ciência que trará muitos benefícios. Não vejo a necessidade de clonagem, principalmente de seres humanos, existem maneiras mais prazerosas de se gerar uma vida. Agora, pessoas podem voltar a andar, enxergar, pensar, falar enfim muitas coisas através das células tronco, vamos avançar.


Ufa, por enquanto acho que está bom.

Se você não concordou crie seu blog e escreva o que quiser mas RESPEITE a minha opinião, já que ela não prejudica ninguém.
Você pode ter a opinião que quiser, desde que não faça dela uma lei e que não queira obrigar as pessoas a segui-la.

3 comentários:

  1. Respeito as suas... mas apenas citarei as minhas, se permitir... rsrs
    Vamos lá:
    Pena de morte: A Favor em raros casos.
    Aborto: A Favor. Porém até um determinado periodo de gestação.
    Legalização da Maconha: Contra.
    Casamento gay: A Favor.
    Pesquisas de células tronco: A Favor.

    É o que vc disse, muito polêmico, haverá discordâncias... mas essa é a base da Democracia né...

    Bacana o assunto.

    ResponderExcluir
  2. E viva a liberdade!!!

    Que bom que você participou, a ideia era essa mesmo. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Demais vc abrir esse tipo d debate e teria q ampliar... muitas outras coisas poderiam ser discutidas...rs!
    Mas tb quero opinar....
    Pena de morte: contra exatamente pelo motivo que vc descreveu (apesar de defender uma linha mais "tolerância zero" da polícia)
    Aborto: : contra, contra e contra! Só em casos d estupro....
    Legalize já! rsrsrs... sei lá, msm.... a favor d lugares específicos, assim como o coffes holandeses... mas achei gde o avanço das descriminalização já feito atualmente...
    Csamento gay: não sei! Sou homofóbico, mas seus argumentos foram fortes e corretos... a se pensar tb...
    Voto: deve ser sempre obrigatório!
    Céluas tronco: aí, esse não consigo ver o pq de discussões, sério! É favor pô! Isso é avanço da ciência, é melhoria de vida pra milhões de pessoas, é caso de saúde pública! Chega de baboseira d ética religiosa....
    bjssss

    ResponderExcluir