POR THIAGO AUGUSTO
Evidentemente, o seu efeito de humor é criado a partir da idéia de que todos guardam dentro de si opiniões que não querem revelar, sejam estas verdades pessoais ou consensuais, e que geralmente não é prudente revelá-las, pois, sendo verdades, podem ser contundentes tanto para quem as diz como para quem as escuta. Acho que soei meio pedante, mas foi o único modo que achei para me expressar. .
De qualquer modo, isso me fez refletir sobre a Verdade. O que é a Verdade? Mas será que existe uma verdade indubitável, como um fato inquestionável, se for considerada a variedade de opiniões e crenças em um universo preenchido por vários outros? O que pode ser um fato inquestionável para alguns, pode ser algo inacreditável para outros.
Por exemplo: as pessoas acreditam na existência de um ser superior, seja Alá, Jesus, "uma força maior" etc., que rege o universo e é responsável pela criação deste, de modo que muitos afirmam que, no fundo, eles acreditam num mesmo Deus, mas sob diferentes atribuições. Mas tal afirmação é como uma tentativa de manter uma verdade universal, única e indubitável, ao mesmo tempo em que favorece, pois defende perante as outras, a religião dos que o afirmam, tentando instaurar uma harmonia, uma espécie de unidade, baseada num certo respeito, entre as religiões. Mas o que dizer sobre os ateus? Estarão eles errados? Sim, para os outros (e confesso que até para mim mesmo), mas, para eles mesmos, não. E, se necessário, para se defenderem e se justificarem, eles são capazes de nos fornecerem argumentos mais racionais e talvez até mais sólidos que muitas religiões. A crença deles pode ser comprovada empiricamente, cientificamente, enquanto que as das religiões são, essencialmente, baseadas na fé, na crença em um Ser cuja existência não pode ser comprovada com a mesma exatidão. Não pretendo, aqui, fazer nenhum tipo de pregação, ou apontar qual crença é a certa e qual é a errada, pois está além de um indivíduo fazer tal julgamento, ainda que para ele mesmo a sua crença seja a verdadeira – aliás, nada mais correto, pois não se pode crer naquilo que não é verdade. Mas aqui voltamos à mesma pergunta, ao mesmo tempo em que finalmente chego ao ponto em que esperava chegar através destas perambulações.
Pois, para o ateu, a sua crença é a verdadeira, e ele tem meios de prová-lo, ao mesmo tempo em que o cristão também o tem, a respeito de sua crença, ainda que de modo diferente e até contrário. Portanto, não há uma Verdade. Há várias, e nos mais diferentes níveis, dos mais diferentes pontos de referência e das mais diferentes origens. Pois, mesmo sendo fruto de uma mente insana, ainda que vá contra todas as outras verdades existentes, não deixa de ser verdade, num nível individual. Portanto, uma verdade, aquela na qual se crê e não apenas se afirma, nua e crua, em seu respectivo nível, é capaz de sustentar-se por si só (ainda que certas vezes possua a estabilidade de um cubo mágico). Ao contrário de uma mentira, que, para se passar por verdade, é necessário estar provida dos mais variados estratagemas, estar armada, tanto para o ataque, constante, como para a defesa, cujo momento é iminente. Pois a pluralidade de verdades não exclui a existência da mentira.
E agora eu chego ao fim (forçosamente e, talvez, convenientemente), mas não sem antes me perguntar que tipo de verdade é o que eu escrevi. Mentira não é, pois agora mesmo eu acredito no que eu escrevo. De um modo ou de outro, de tudo não vou concluir nada. E isso pouco me importa, pois o que me consola, depois de tudo isso, é que sei que não resultou inútil: toda reflexão é válida.
eu acho que o que você escreveu é uma mentira porque está armado e provido de estratagemas! hahah brinks. Na verdade, eu acho que de tudo que você já escreveu, esse foi o melhor! Escolheu bem as palavras, argumentou bem, e fez sentido - ganhou, ao menos, essa leitora! Beijos
ResponderExcluir"A verdade é aquilo que é" Um professor de filosofia uma vez disse isso. E aquilo que é só passa a ser perante a óptica de alguém. Logo tudo é tão subjetivo quanto verdadeiro. Ou não. =p Adorei o texto Thi!
ResponderExcluirGostei da frase filosófica do seu professor (não "dele" mas a que ele disse, enfim..) Camila!! E mais ainda do txto do Thiago!
ResponderExcluirE verdade plena está dentro do coração de cada um. A fé naquilo que se acredita leva a verdade. Por maior que seja a mentira, que muitas vezes contamos a nós mesmos, ela se torna a maior verdade do mundo quando queremos! Belo texto Thiago, mto bem escrito. Escreva outro que eu publicarei na minha blog com o maior prazer. Abraços!!
ResponderExcluirprovérbio interessante! heheheheh ligado a um assunto polêmico. resultado? ótimo texto! meus parabens! posso sair correndo agora? rs abraaaço
ResponderExcluir